Enrique Shaw: entender o sentido social da empresa

Fonte Schoenstatt.orgARGENTINA, com material de AICA •

O bispo castrense da Argentina e delegado episcopal para a Causa dos Santos, monsenhor Santiago Olivera, celebrou na quinta-feira 27 de agosto, uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, no bairro da Recoleta, Buenos Aires, para relembrar e homenagear ao servo de Deus Enrique Shaw, em um novo aniversário do seu falecimento. —

Enrique Shaw, uma figura contemporânea, um empresário argentino, falecido há 58 anos, reconhecido por seu pensamento e trabalho sociais, referência de várias palestras e colunas da CIEES (ES), a Comunidade Internacional de empresários e executivos schoenstattianos e também com alcance para além da América Latina no livro de Carlos Barrio e Lipperheide: ‘Vivir la alegría em el trabajo’ (ES), recentemente traduzido ao alemão. Enquanto empresários paraguaios da CIEES se mobilizam para ajudar na recuperação de toda uma região abatida pelas consequências da pandemia e schoenstattianos no Chile e na Espanha trabalham intensamente sobre o pensamento social do padre Kentenich, faz bem a Schoenstatt e aos schoenstattianos conhecer a biografia de uma pessoa como Enrique Shaw (ES), um homem que não fez nada de espetacular, mas que viveu o evangelho em seu ambiente de trabalho. De forma consequente e com frutos abundantes.

Nestes tempos de provas, que possamos viver no mundo e em nosso país, o melhor possível 

“Fazer apostolado significa trabalhar com a mente e com todas nossas forças pelo próximo; sacrificar-se renunciando a tudo, humilhar-se; em sumo, orar, “romper-se”, preocupar-se e chorar pelas almas para conduzi-las a Cristo.
Fazer apostolado significa sobretudo, viver com Cristo, padecer, agonizar e morrer no mundo com Ele e por Ele.”

Escrito pelo Venerável Enrique Shaw

No começo da celebração, monsenhor Olivera compartilhou uma intenção especial: “Pedimos a graça do fim da pandemia ao servo de Deus Enrique, também para que possamos viver no mundo e em nosso país o melhor possível neste tempo de provas, tirando o melhor de cada um de nós e renovando a certeza da proximidade de Deus, de um Deus que é pai e que não se distrai”.

“Também pedimos para que termine os incêndios em nosso país, como em nossa província de Córdoba e as demais regiões que estão sofrendo a inclemência destes incêndios. Encomendamos também todas as Mônicas e todas as mães”, agregou.

Em sua homilia expressou: “Nos reunimos em nome do Senhor para pedir pela beatificação e canonização do servo de Deus, com a certeza de pedir algo muito importante para nossa Igreja e nosso país, para ter um modelo, um farol, uma referência no hoje permanente da nossa história. O servo de Deus Enrique Shaw foi membro da Marinha Argentina, laico, empresário, pai de família, sério cristão, católico comprometido”, enumerou.

Um modelo de cidadão 

By Acdeano – Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5550900

Ao relembrar de seu ministério como bispo de Cruz del Eje e seu trabalho para a causa de canonização do Santo Padre Brochero, expressou: “Quando fui me envolvendo na causa de Brochero, descobri que além de ser um grande pastor, totalmente entregue e, por isso, um modelo de sacerdote, era também um modelo de cidadão, uma grande pessoa, um pioneiro. A mesma coisa experimento quando me aprofundo mais na vida de nosso servo de Deus Enrique Shaw. Descubro que é um modelo de laico, esposo, pai de família, de cristão comprometido na vida da Igreja e na sociedade, de cidadão, um empreendedor com valores claros, empresário, um evangelizador gigante, um gênio, uma grande pessoa. E a verdade é que não estou exagerando”, reconheceu.

“Conhecer mais sua pessoa nos fará muito bem e será para nosso país uma excelente referência, necessária neste tempo de pandemia que nos coloca ante a necessidade de olhar de forma solidária ao outro, com justiça e com verdade. São tempos nos quais a imaginação da caridade nos exige a todos os cristãos ter um olhar mais profundo e mobilizar mais nossos corações”, afirmou.

Personificar a Doutrina Social da Igreja

“Nestes tempos em que vivemos, sem dúvida, muitos empresários cristãos estão chamados a ganhar menos dinheiro, mas a ganhar mais céu”, lembrou. Sabemos que Enrique “viveu sua vida terrena, preparando a vida eterna, deixando que Deus atuasse nele”, afirmou.

“Enrique entendeu isso e se preocupou por personificar a Doutrina Social da Igreja no mundo do trabalho, viveu realmente a comunhão na empresa e pôde tornar realidade o que expressou o Santo Padre, São Paulo VI, que ‘a Eucaristia nos move ao amor social’”.

“Enrique tinha muita clareza de que a Eucaristia ajudava as outras pessoas. A Eucaristia permeou toda a sua vida e se concretizou em algumas linhas formativas para os dirigem empresas. Vivia e ensinava que o empresário tinha um dever próprio de aperfeiçoamento que se realiza ao dar-se aos demais. Um dever de serviço aberto às necessidades dos outros à semelhança de Jesus Eucarístico”.

Empresas solidárias

“Muitos de nós compartilhamos, sem dúvida, o providencial que é esta causa em nosso tempo. Enrique tem o vigor dos santos para iluminar com a sua palavra e, sem dúvida, com seu exemplo no sentido social da empresa. Ela é uma equipe que deve servir ao progresso do homem como um todo e de todos os homens. Todos são irmãos e na responsabilidade de cada um não se pode esquecer a vida do outro porque todos somos um dom para dar aos demais”, disse monsenhor Olivera.

“Muitos conhecemos, graças a Deus, que o servo de Deus Enrique como empresário se ocupava e se preocupava pelos trabalhadores; na realidade ele vivia isso com proximidade, expressando carinho e simpatia, ‘aos seus trabalhadores e às suas famílias’. Enrique se solidarizava com seus irmãos trabalhadores. Esta solidariedade partia da certeza de um destino comum e o trabalho em conjunto para que a vida seja ‘mais humana’ para todos. Sua vida é palavra para os empresários de hoje. Deus quer que o escutemos e o conheçamos cada vez mais”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: